Dados Abertos – Fluxo Simplificado de Disponibilização em 1 Semana

Dados Abertos em 1 semana: esse foi o tempo investido na última disponibilização dos dados abertos para instituição financeira S4 em nossa infraestrutura de hospedagem. Poderá ser menor ainda, pois nesse prazo está incluído o intervalo de tempo de preenchimento dos dados cadastrais da planilha de Canais de Atendimento e Pilar 3 pelo cliente, cujo ritmo é ditado pelo seu nível de urgência.

Essa opção tem sido interessante para dois perfis de instituições financeiras:

– Não possui escala para investir em infraestrutura de hospedagem desses arquivos no ambiente técnico específico para o projeto de dados abertos em OpenAPI, lembrando que a atual forma de disponibilização em estrutura de diretórios da maioria das instituições simula uma resposta API. Esses arquivos não são disponibilizados no site da instituição, tais como os materiais em PDF para leitura de usuários finais. A resposta API tem a finalidade de consumo por sistemas, que por sua vez farão seu tratamento adequado.

– Instituições financeiras com servidores de computadores locados e administrados por suas matrizes internacionais, cuja política de segurança cibernética de âmbito mundial restringe a hospedagem para acesso desses arquivos nos termos do projeto de Open API do Banco Central do Brasil. Assim, nem tanto pela complexidade técnica, mas pelas enormes barreiras de governança e política de segurança, esse assunto se torna desgastante para a equipe de TI local do Brasil viabilizar esse projeto junto à equipe de TI das suas respectivas matrizes.

Sempre vale lembrar também que a adoção majoritária das instituições em gravar os arquivos JSON na atual estrutura de diretórios é provisória, podendo ser mantida até o dia em que o regulador sofisticar os atributos de filtro dessas consultas. Por exemplo, enquanto o critério de pesquisa for de um período por vez como é atualmente, os arquivos JSON podem ser gravados em subdiretórios com nomes associados ao ano. Quando houver a pesquisa por um período de vários anos, por exemplo, será inviável criar tantos quantos diretórios forem as combinações de períodos possíveis de serem solicitados.

Para essa migração, a escala nos permite alterar essa estrutura rateando esse investimento, se comparado ao investimento que cada instituição financeira necessitará individualmente realizar para mais essa mudança em sua infraestrutura. Cenário cada vez maior na medida que os anos disponíveis para consulta se acumularem na base de dados abertos.

Essa e mais publicações sobre melhoria de controles, regulamentação BC e CADOC no link http://www.b3bee.com.br/site/list/publicacoes/.

Yoshio Hada

Sócio administrador da B3Bee Consultoria e Sistemas, licenciando sistemas dos dados abertos (Demonstrações Financeiras, Pilar 3 e Canais de Atendimento), CADOC’s (DLI 2062, COS 40XX, Saldos Diários 4111, 5011, ETF 80XX, DF 9011/9061, SVR 9800, ESG 2030, RCP 4076), FGC405, conversão de layouts (ETL), controle de limites, calendário de obrigações acessórias ou rotinas administrativas, validação e envio de CADOCs. #dadosabertos #plataformaOlinda #bc #pilar3 #bcb #canaisdeatendimento #dasfn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *