Empreenda ou empreendo: a cigarra e a formiga

Esopo e La Fontaine encerram a fábula com a formiga, confortável com alimento armazenado durante o verão, dando uma lição à cigarra faminta no inverno: ‘quem canta no verão dança no inverno’ (https://www.revistaprosaversoearte.com/11702-2/).

A versão de Monteiro Lobato substitui os rigores do inverno e falta de alimento à chuva e falta de moradia, afinal a mesma analogia das estações não serviria para nosso clima tropical. Também com menos rigor e uma maior dose de acolhimento, típico de nosso povo, a formiga brasileira recebeu a cigarra: ‘nunca poderemos esquecer as boas horas que a sua cantoria nos proporcionou’.

Prefiro a versão de Monteiro Lobato. Úteis no seu papel motivacional, mas ciente dos vieses dos empreendedores de palco (https://administradores.com.br/artigos/o-que-e-empreendedorismo-de-palco), busco complementar seus discursos motivacionais com aspectos racionais, tais como ‘O Mito do Empreendedor’ (http://lucasconchetto.com/o-mito-do-empreendedor-michael-e-gerber/), SCRUM, BMG, JTBD, entre outros. Lembremos também que alguns de seus conceitos não se resumem a abrir uma empresa: também servem para o intraempreendedorismo ou uma carreira corporativa.

Cigarras divulgam exemplos e antiexemplos, lições já vivenciadas anteriormente que permitem reduzir nossa curva de aprendizagem, pois somos limitados apenas às nossas experiências individuais já passadas, potencializados com nossa falta de tempo do dia-a-dia em ampliar nossa visão ou discutir alternativas.

Durante nossa trilha de formiga no empresariado, ouço cigarras e sou grato a elas para manter nossa resiliência. Diferente das demais espécies, o ser humano não precisa se limitar às suas condições de nascimento: ser cigarra ou formiga ou ambas, simultaneamente ou em momentos distintos, são papéis que temos opção de escolha.

Cabe a cada um se autoconhecer suficientemente para explorar habilidades inatas, ampliar e aprender aquelas de que necessita em prol de uma missão segundo seus valores, para fazer o que precisa ser feito e não apenas o que gostaria de fazer.

Um bom restante de feriado e uma boa semana a todos

Yoshio Hada

Sócio administrador da B3Bee Consultoria e Sistemas, licenciando sistemas de automação em conversão de layouts (exportação de arquivos para matriz e geração de demonstrações financeiras), controle de prazos e limites regulatórios para instituições financeiras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *