Softwares: Parametrização e Melhoria Contínua

Qual nível de parametrização ideal para sua ferramenta? Numa analogia com os primeiros passos para crianças aprenderem a desenhar, ligar pontilhados e colorir, segue uma breve reflexão sobre o assunto: capacidade de parametrização x implementações de melhoria. Conforme a numeração da figura:

1-Parametrização total: Semelhante a receber um caderno para desenhar, todo em branco, disponível para realizar quaisquer desenhos e pintura, oferece alta capacidade de se adaptar às necessidades para o qual se dispõe a solucionar. No entanto, a excessiva gama de opções pode tornar sua parametrização tão complexa que exigirá constantes intervenções de consultores do fornecedor. Na prática, há perda de autonomia do usuário para extrair o potencial do software. Ou ainda exigir alta especialização numa ‘quase programação’ na linguagem dessa ferramenta.

2-Baixo nível de parametrização: Semelhante a receber um caderno para colorir, com figuras já prontas e sem possibilidade de expandir o desenho. São as chamadas ferramentas ‘engessadas’. Exigem implementação no software a cada diferente comportamento esperado dentro de seu escopo de atuação. E cada implementação envolverá custos, tempo e ciclo de homologação e versionamento.

3-Parametrização equilibrada com capacidade de novas implementações: Semelhante a um caderno com figuras em linhas pontilhadas, onde é possível selecionar quais linhas e combinações do desenho preencher, colorir conforme essas escolhas e além disso, desenhar acessórios adicionais:

– A: Parametrização das características com maior frequência de alteração.

– B: Opção de seleção apenas das funcionalidades necessárias dentro das já disponíveis, reduzindo custos e simplificando a utilização da ferramenta.

– C: Facilidade de implementação de novas funcionalidades. Por maior que seja o nível de parametrização, há grande possibilidade de não cobrir todas necessidades. Também sempre há espaço para melhoria contínua.

Nossa proposta é oferecer a combinação dessas 3 características (A, B e C), onde nosso projeto técnico permite acréscimo e combinação de novas funcionalidades com alta escala de reutilização. Ao mesmo tempo, a parametrização é concentrada nas características de maior frequência de alterações e não de forma tão ampla, buscando reduzir a complexidade para independência do usuário no uso diário da ferramenta.

Oferecemos soluções em controle de prazos regulatórios e rotinas administrativas, controle de limites financeiros-operacionais e conversão e tratamento de layouts.

Mas a reflexão é aplicável a todas demais ferramentas de outros temas.

Yoshio Hada

Sócio administrador da B3Bee Consultoria e Sistemas, licenciando sistemas de automação em conversão de informações e layouts, controle de prazos e limites regulatórios para instituições financeiras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *