De onde vem nosso logotipo

Na mesma semana do dia nacional das Abelhas (3/10), comemorou-se também o dia nacional do Empreendedor (5/10), numa coincidência com direta relação à nossa jornada de nove anos e nosso logotipo.

Em 2014, os domínios b3 e b3b (que seria uma alusão ao b2b) já estavam reservados. Preferimos insistir no domínio ‘.com.br’ mesmo, ao custo de ajustar o nome fantasia da empresa e consequente endereço do site.

Isso foi dois anos antes do logotipo azul da B3 invadir a mídia de massa. Em 2014 mesmo, já havíamos iniciado o registro de nossa marca verde-amarela-preta vinculada a dois conceitos:

  • B3, abreviação do acordo de ‘Basileia 3’, influenciando nossa cultura organizacional pela melhoria contínua em controles e processos regulatórios das instituições financeiras.
  • Bee’: remete ao espírito cooperativo de uma colmeia, que reproduzimos tanto no projeto técnico (funcionalidades compartilhadas entre os módulos reduzindo o desenvolvimento de software repetitivo) como na parceria com nossos clientes (sugestão de novas ferramentas e melhorias naquelas já existentes).

Escolhemos as cores verde-amarela em homenagem ao Brasil com a dupla amarela-preta em alusão às abelhas. Por uma imensa coincidência, cores complementares ao azul para colorir a bandeira nacional.

E um estilo de logotipo menos tradicional que o costumeiro no setor, buscando desde seu nascimento representar nossa modelagem ágil no desenvolvimento de sistemas.

Já no logotipo mais famoso, lembro de ter sido divulgado durante sua campanha de lançamento que o significado Brasil-Bolsa-Balcão ‘potencializava em 3’ a sinergia entre as três já gigantescas organizações, formando uma maior ainda. Mas alguém lembra o motivo da cor azul?

Essa e outras publicações de nosso segmento em controles e compliance regulatório para instituições financeiras em http://www.b3bee.com.br/site/list/publicacoes/.

#instituicaofinanceira #cadoc #bc #dadosabertos #etl #controlesinternos #pdca

Yoshio Hada: sócio administrador da B3Bee Consultoria e Sistemas, licenciando sistemas às instituições financeiras nos temas de Modelagem RSAC, dados abertos (Demonstrações Financeiras, Pilar 3, GRSAC e Canais de Atendimento), CADOC’s (DLI 2062, COS 40XX, Saldos Diários 4111, 5011, ETF 80XX, DF 9011/9061, SVR 9800, DRSAC 2030, RCP 4076, Pagamentos do Varejo e Canais de Atendimento 6209), FGC405, conversão de layouts (ETL), controle de limites, calendário de obrigações acessórias ou rotinas administrativas, validação e envio de CADOC’s.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *