Demonstração Financeira é SÓ semestral… mas concorre com diversos eventos paralelos

Isoladamente parece pouco no cronograma. Mas o impacto no seu risco de reputação é alto.

Demonstração financeira é só semestral em muitas instituições financeiras. Isoladamente, é um evento pouco frequente. No entanto, além de consumir grande esforço de tempo, ele concorre com eventos recorrentes que por si só exigem bastante de equipes já enxutas, tais como:

– Elaboração de CADOC’s (arquivos enviados periodicamente ao Banco Central) contábeis e em alguns casos, elaboração ou colaboração em CADOC’s não contábeis.

– Tais elaborações em alguns casos não são realizados em apenas um dia.

– Podem exigir interações múltiplas de idas e vindas com diversas áreas.

– Em filiais de bancos estrangeiros, elaboração de informações com diferentes acabamentos, consolidações e práticas contábeis-financeiras locais praticadas por sua matriz.

– Análise das informações produzidas para elaboração de notas explicativas adicionais para superiores e para a matriz internacional, muitas vezes em sua língua original, reduzindo a gama de colaboradores disponíveis para essa tarefa.

– Conferência e fluxo de aprovação das informações produzidas com idas e vindas de ajustes com superiores, auditoria interna, auditoria externa, gráfica ou órgão para publicação além de eventuais inconsistências acusadas pelo envio de arquivos ao Banco Central.

– Carnaval e Férias!!! Há concentração de ausentes pela coincidência com férias escolares dos filhos ou do próprio colaborador.

– Outros: ajustes e diferenças contábeis com carteiras, mudança de roteiros contábeis pelo lançamento de produtos ou legislação, reparametrização ou homologação de softwares, auditoria interna, externa ou dos órgãos reguladores, rotatividade de colaboradores reduzindo temporariamente o tamanho da equipe, treinamentos, entre outros.

E diferente de efeitos internos da maioria de erros operacionais de baixo impacto, erros numa demonstração financeira tem efeitos multiplicadores colossais de reputação da instituição perante o mercado, órgãos reguladores e a matriz internacional.

Automatize tarefas repetitivas. Ainda sobram muitas tarefas de análise e gestão.

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