Circular 3.930 – Pilar 3: Divulgação também no formato de ‘dados abertos’

Gestores de riscos, TI e Compliance das instituições financeiras dos segmentos S3 e S4: um resumo ilustrado de tabelas a serem disponibilizadas também em formato de dados abertos (arquivos no formato JSON) e links úteis da regulamentação e resumo sobre o assunto.

As tabelas a serem divulgadas dependem do segmento da instituição financeira, da autorização do modelo interno de risco de mercado, de instrumentos elegíveis ao capital complementar ou no nível II do PR e ainda do mês (divulgações trimestrais, semestrais ou anuais).

Tabelas a serem divulgadas dependem do segmento, mês, modelo interno de Riso de Mercado e instrumentos elegíveis de capital complementar ou nível II do PR
Regulamentação Artigos/posts relacionados Descrição / comentários
Cir. 3930 Divulgação do relatório do Pilar 3 (transparência): possui informações quantitativas e qualitativas sob ótica de riscos.
Res. 4192 Metodologia para apuração do Patrimônio de Referência (PR)
Res. 4193 Patrimônio de Referência (PR), de Nível I e de Capital Principal e institui o Adicional de Capital Principal.
Circulares da Res.4193 Cálculo da parcela dos ativos ponderados pelo risco (RWA): cada circular trata do cálculo dos diferentes riscos de crédito, mercado, operacional, etc.
Res. 4280 Demonstrações Contábeis consolidadas do Conglomerado Prudencial.
Res. 4553Segmentação Segmentação do conjunto das instituições financeiras.
Res. 4557Gerenciamento Integrado de Riscos e Gerenciamento de Capital Estrutura de gerenciamento de riscos e a estrutura de gerenciamento de capital.
GPS Guia de Práticas de Supervisão do Banco Central do Brasil Guia do Processo de Supervisão do Banco Central do Brasil: além dos critérios de supervisão, influência na alocação de capital (ADD-ON)
Risco de Reputação (Clicar antes em GPS) Avaliação do Risco de Reputação Fidedignidade dos dados influenciando a reputação perante o órgão regulador e o mercado (investidores e clientes).
Gestãovdo Risco de TI (Clicar antes em GPS) Gestão do Risco de TI Integridade e consistência dos dados, pontualidade, shadow IT.
Risco de TI (Clicar antes em GPS) Avaliação do Risco de TI Riscos relacionados à Tecnologia de Informação.

Ficamos à disposição para atendimento a mais essa regulamentação por meio de um novo módulo dentro de nossa família de produtos IFE (Importação, Formatação e Exportação), um ETL especializado na indústria bancária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *