Arquivo para a matriz: cumprimento de prazos e exatidão de suas informações é fruto de seu processo

Qual indicador resume seu desempenho financeiro? Em nossa vida pessoal podemos citar o saldo final da conta corrente. Em função desse resultado, buscamos detalhar no extrato a qualidade de nossas despesas e a possibilidade de reduzi-las simultaneamente ao aumento de nossas receitas no mês seguinte.

Não será muito diferente para as matrizes internacionais em relação às suas filiais, conforme a numeração da figura:

1-Esse ‘extrato’ pode ser representado por um arquivo com as informações reportadas por cada filial num padrão a ser seguido para facilitar a consolidação pela matriz.

2-Os produtos no nível mais detalhado são consolidados na forma de lançamentos contábeis.

3-As instituições financeiras brasileiras estão contabilizadas segundo o Cosif (*), normalizado pelo Banco Central.

4-No caso de matrizes internacionais, além do IFRS (**) ou outras práticas contábeis regulamentadas do país-sede, a própria instituição pode solicitar as consolidações financeiras segundo critérios específicos de sua política interna.

5-Dessa forma, no caso de diferentes critérios e práticas contábeis, há necessidade de consolidar informações a partir dos detalhes das carteiras de produtos operados pela instituição numa alternativa alinhada ao padrão da matriz.

6-Como houve consolidação da mesma carteira de produtos por diferentes critérios (Cosif e IFRS, por exemplo), é necessário validar se sua totalização continua alinhada com as totalizações contábeis locais da filial, que foi abastecida pela mesma fonte de dados (2). Também pode haver validações relacionadas entre as contas da mesma saída de dados.

7-Havendo divergência de alguma natureza, o recálculo pode envolver reimportações no caso de dados originais a serem substituídos ou reparametrizações no caso de alterações de critérios.

Esse arquivo é a foto que a matriz terá de cada uma das filiais:

  • Se o resultado financeiro agradará ou não depende de fatores macro e microeconômicos. Quanto ao rosto não podemos atuar, pois cabe apenas reproduzir.
  • A fluidez e transparência desse fluxo deve ser simultâneo à robustez no processo de validação dos dados, a fim de cumprir prazos e exatidão das informações reportadas à matriz. Quanto ao prazo de entrega e qualidade da imagem, conte conosco.

Enfim, como anda sua foto enviada à matriz?

Uma boa semana a todos e segunda semana aos iniciantes em trabalho remoto

Yoshio Hada

Sócio administrador da B3Bee Consultoria e Sistemas, licenciando sistemas de automação em conversão de layouts (exportação de arquivos para matriz internacional e geração de demonstrações financeiras), controle de prazos e limites regulatórios para instituições financeiras.

(*) COSIF: Plano Contábil das Instituições Financeiras

(**) IFRS: International Financial Reporting Standards significa Normas Internacionais de Informação Financeira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *